Workshop com Janet Balaskas em São Paulo

30 de abril , 2015

image001 (2)

Esse workshop procura demostrar a relevância da prática de yoga na gestação como preparação para o parto. Aprenderemos a saber escutar o corpo grávido, acompanhando sua sabedoria e ensinando as mulheres a ir ‘com ele’ em vez de ‘contra ele’ – isto é, a arte do parto suave.

Janet ensinará em detalhes quais asanas são os mais importantes na preparação para o parto: porque, como, e para que. Ela explicará também o que se deve evitar e como o yoga pode ajudar em circunstâncias especificas.

Você irá descobrir técnicas maravilhosas para suas aulas, que incluem toque, massagem, relaxamento, visualização, hipnose suave, movimentos e posições para parto ativo, afirmações, respiração e meditação.

PÚBLICO ALVO

Professores experientes em yoga prenatal

Se você já atende mulheres grávidas, esse workshop irá lhe dar a inspiração e novas idéias para tornar suas aulas mais profundas e mais eficientes para preparar para o parto. Janet irá demostrar sua abordagem descrita como “yoga gravitacional” e apresentará um trabalho focado nos asanas mais importantes e nas técnicas mais benéficas para grávidas.

Professores de yoga não-especializados

Se você é professor de yoga e pretende atender gestantes, esse workshop é um ótimo começo. Apesar de não ser uma formação completa (o que é impossível fazer em um final de semana), existe a possibilidade de completar seu treinamento junto com a instrutora Anne Sobotta*.

Praticantes de yoga desejando tornar-se instrutores

Esse worskhop é aberto a quem deseja torna-se instrutores de yoga para gestantes ou está em formação. Se você pratica yoga e não é instrutor, esse workshop pode lhe abrir as portas de uma nova carreira e é uma ótima introdução para um treinamento mais aprofundado.

Gestantes Se você está grávida e tem interesse em se empoderar para um parto natural, você pode participar desse workshop. Você com certeza será inspirada para vivenciar uma gestação plena e saudável e aprenderá diversas técnicas muito úteis para ter uma experiência de parto positiva. Em adição à aulas de yoga prénatal, o workshop irá fortalecer sua auto-confiança e confiança no seu corpo.

Outros profissionais do parto

Se você é doula, parteira, enfermeira, obstetriz ou médica, você terá muitos benefícios em atender esse workshop. Nele, você encontrará elementos úteis para seu trabalho, afim de melhor apoiar e ajudar as mulheres a ter um parto natural. Você aprenderá também técnicas de relaxamento e bem-estar, o que pode lhe ajudar na sua própria vida e na sala de parto.

Sobre Janet Balaskas

Desenvolvedora de uma nova abordagem do parto natural, Janet criou o conceito revolucionário do Parto Ativo (“Active Birth”) nos anos 1980s. Durante sua própria gestação, ela descobriu os benefícios do yoga na gravidez e como preparação para um parto ativo.

No final dos anos 1970, ela elaborou uma prática adaptada do hatha yoga e começou a dar aula para um pequeno grupo de mulheres grávidas em Londres. Isso tornou-se o modelo e a inspiração para a vasta maioria das aulas de yoga para gestantes que se encontram hoje pelo mundo.

Sua voz vem influenciando mudanças nas práticas das maternidades no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo.

Suas idéias inovadoras foram divulgadas mundialmente, inspirando famílias, educadores perinatais, professores de yoga, parteiras e doulas. Será sua 4° visita ao Brasil, onde ela fundo o Instituto Parto Ativo Brasil, junto com Talia de Souza e Inês Baylão de Moraes Monson. Com o apoio do Instituto, Anne Sobotta está organizando em São Paulo o workshop “Preparing for Birth with Yoga” – O Yoga na Preparação para o Parto.

A abordagem

No seu trabalho com gestantes, Janet foi muito inspirada por Vanda Scaravelli, yogini e professora de yoga italiana (Florença, 1908-1999). Sua filosofia do yoga teve uma influência revolucionaria sobre a prática e o ensinamento do yoga. Vanda dizia que:

‘O que é esse novo ensinamento? A revolução deve acontecer, baseada numa verdade muito simples. Existe um ponto delicado no centro das nossas costas onde a coluna movimenta-se em duas direções opostas, desde a cintura para baixo, ao longo das pernas e dos pés submissos a força da gravidade, e da cintura para cima até o topo da cabeça, nos elevando livremente… A gravidade é como um ima, nos atraindo para terra, mas essa atração não se limite a nos puxar para baixo, ela também nos permite de nos estender na direção oposta, a direção ao céu.’ Trecho da nova edição do livro: ‘Awakening the Spine’, Pinter and Martin 2012

O entendimento dessa verdade nos é dado quando praticamos os asanas com a consciência da onda ou do ciclo da respiração ondulando ao longo da coluna. Percebemos a atração da gravidade no corpo com a exalação e o impulso correspondente vindo do solo com a inalação, trazendo estabilidade e leveza, equilíbrio e vitalidade no corpo inteiro.

Essa abordagem do yoga é mais que praticar asanas.

Ele é maravilhosamente adequado a gestação e a preparação para o parto, quando os grandes aliados da mulher são a gravidade e a respiração.

O que mais você irá aprender nesse wokshop:

• As posturas mais adequadas e mais benéficas durante a gestação e como fazer adaptações em função das necessidades de cada mulher.

• Como ensinar às gestantes a desenvolver uma conexão com a gravidade e consciência respiratória durante as posturas.

• Certificar que a gestante carrega bem seu bebê, evitando desconfortos e dores e ajudando o bebê a bem se posicionar, evitando complicações.

• Acordar os instintos do parto através das memórias corporais. Esse é a forma mais poderosa e efetiva de preparar as mulheres para o parto.

• Como guiar as mulheres para ficar profundamente relaxadas durante o trabalho de parto, mesmo em posições verticais e durante o expulsivo, e para desenvolver a habilidade de ‘seguir a respiração’ durante o trabalho de parto e de ‘soprar o bebê para fora’ durante o expulsivo.

• Encorajar as mulheres a entender que seus corpos sabem parir, lhe dando confiança nos seus próprios poderes.

Conteúdo

Além da parte teórica, serão 8 aulas práticas.

Cada aula inclui: Posturas sentadas, posturas ajoelhadas, posturas em pé, torções, flexões laterais, consciência da respiração, meditação e relaxamento, sempre com modificações específicas a gestação e parto.

• Algumas práticas serão meditativa e estáticas, enquanto outras serão mais orientadas para movimento e ‘flow’, outras enfim serão balançadas.

• Em todas as práticas força e suavidade se equilibram.

• Certas práticas serão focadas na consciência da coluna em relação a terra e incluirão exercícios para soltar os ombros.

• Contra-indicações e modificações com ‘props’ e apoios serão sempre abordadas.

• Música, auto-hipnose, ‘anchoring’ e exercícios de foco farão parte de cada aula.

INFORMAÇÕES

Carga horária

16 horas

Datas e horários

21 a 23 de Agosto de 2015 Sexta 21/08 das 14h às 18h, Sábado 22/08 das 09h às 18h e Domingo 23/08, das 09h às 13h.

Localização

Aruna Yoga. Rua Eça de Queiroz, 711 – Paraíso, SP. Metrô Paraíso. www.arunayoga.com.br

Organização

Anne Sobotta

Yoga para Gestantes e Mães-Bebês, Formação de Professores

(12) 99631-9799 / 99212-9404

www.yogaparagestantes.com

www.facebook.com/anne.sobotta

yogagravidez@gmail.com

Com o apoio do Instituto Parto Ativo Brasil (Curitiba – PR). www.partoativo.com.br

Valores e formas de pagamento:

As vagas são limitadas e a reserva é efetuada somente através do depósito do valor total a vista ou do depósito da primeira parcela do valor parcelado.

Opções de pagamento:

A) Valor total a vista: R$1250.

B) Valor total a vista, para alunas que já fizeram cursos com Anne Sobotta ou com o Instituto Parto Ativo Brasil: R$1000.

C) Desconto 10% para inscrições antecipadas (até o dia 21 de Maio de 2015, no valor a vista)

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

yogagravidez@gmail.com

www.yogaparagestantes.com

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!