Janet Balaskas nos conta suas impressões e projetos para o Brasil!

29 de June , 2012

Minha visita de 2012 ao Brasil foi uma inspiração! Foi muito animador perceber como o movimento para o parto natural está crescendo rapidamente em todo o país; como mais mulheres brasileiras estão retomando seu poder e seus direitos de estarem no comando de seus próprios processos de parto.

Primeiramente, preciso honrar as pessoas que tornaram minha viagem possível, e que me convidaram para ir ao Brasil. Inês e Talia realizaram um excelente trabalho de planejamento e organização dos eventos e dos cursos. Após minha visita de 2011, elas criaram o novo website Parto Ativo Brasil. Juntas, iniciamos um programa educativo para profissionais que esperamos poder contribuir para o movimento de `humanização` do parto em todo o Brasil, nos próximos anos. Espero voltar todo ano, mais ou menos na mesma época, para expandir e aprofundar o programa, que tem como modelo o trabalho que venho desenvolvendo no Reino Unido nos últimos 30 anos, e que tem transformado os serviços das maternidades, e ajudado milhares de mulheres a parir normal e naturalmente.

 

Nosso objetivo no Brasil é criar uma rede de instrutoras, e disseminar conhecimento e empoderamento para mães e pais, doulas, parteiras/obstetrizes, enfermeiras obstetras, médicos, e todos envolvidos com parto natural.

Recebemos ajuda preciosa de Ângela Mattos na organização dos eventos do Rio de Janeiro. Além dos eventos em si, Ângela cuidou muito bem de mim no Rio, tendo a ajuda de sua linda filha Victória, de 17 anos, que fala inglês muito bem!

Talia  me conheceu em Londres, fez treinamento comigo e foi a primeira instrutora de Parto Ativo no Brasil. Muitos anos atrás, Talia tinha o sonho de me levar ao Brasil, para ministrar cursos. Quando encontramos Inês, formamos a equipe perfeita para tornar este sonho uma realidade. Talia traduziu todo o material dos 3 cursos, e é uma tradutora tão boa nas palestras e eventos, que eu sentia que falava diretamente com as pessoas. Nossa conexão é realmente mágica, e me permite ter uma comunicação muito espontânea com todos, já que ela está tão sintonizada com meu raciocínio. Inês é mãe, uma organizadora surpreendentemente eficiente, e dedica-se de corpo e alma ao desenvolvimento do Parto Ativo no Brasil.

Eu fiquei impressionada com o progresso feito este ano, desde minha última visita em 2011. Muitas pessoas vieram de bem longe para estar conosco, e a energia coletiva só pode ser descrita como maravilhosa.

O Módulo 1 foi no Rio de Janeiro. Fizemos uma exploração profunda sobre a fisiologia e a psicologia do trabalho de parto e do parto. Éramos 50 mulheres presentes, tínhamos muito a compartilhar, e houveram momentos onde os ensinamentos alcançaram uma profundidade que eu, em 30 anos de treinamento para profissionais, não havia experienciado antes. Isto foi muito transformador para algumas pessoas do grupo, e muito significativo para mim como professora – conseguir tal participação do grupo, profunda e verdadeira. Tivemos risadas e lágrimas, música e silêncio, massagem e relaxamento, dança e movimentos sagrados. Todas fomos embora com o conhecimento aprofundado e mais entendimento sobre o assunto.

O módulo 2 aconteceu em Curitiba, e lá também havia uma energia única, que tornou o aprendizado sobre como ensinar Parto Ativo uma jornada informativa e pessoal.

Minha sensação foi de que estávamos plantando as sementes para que o Parto Ativo possa disseminar sua influência para todos os horizontes. Este treinamento serve para se adquirir as ferramentas e habilidades para ensinar. Cada pessoa lá presente voltará para sua região com um novo caminho profissional que se abre, para ensinar Parto Ativo aos casais. No último dia, elas observaram um workshop ministrado por mim em tempo real com casais gestantes, e também tivemos a visita de 2 mães que participaram do Janet Balaskas Workshop de Parto Ativo de 2011. Foi maravilhoso para mim vê-las de novo, ouvir suas histórias de empoderamento de seus processos de parto ativo, e conhecer seus lindos bebês.

O Módulo 3 – Yoga e Parto Ativo, foi o clímax da viagem. Inês e Talia encontraram um local incrível – Pousada Varshana – no coração de uma área rural espetacular, perto de Curitiba. Foi o lugar perfeito para praticar e aprender sobre Yoga para Gestantes, e formamos um maravilhoso grupo de mulheres – algumas delas já com bastante experiência em ensinar yoga para gestantes, então o trabalho foi bem profundo. Vários diálogos interessantes aconteceram, sobre as diferentes abordagens do Yoga, e o que é apropriado para a gravidez. Adorei trabalhar com todas, e, mesmo após um mês intenso ministrando aulas e palestras, fiquei surpresa, pois me senti inspirada e energizada quando voltei para casa.

Nós adoramos trabalhar na pousada, e esperamos ser possível fazer mais módulos lá em 2013.

Foi um prazer conhecer todos os participantes em todos os eventos, alguns dos quais eu já conhecia do ano passado, e compartilhar meu conhecimento e experiência com eles.

Então, muito obrigada a todos. Quero voltar para a próxima rodada, quando algumas de vocês já estarão qualificadas como instrutoras certificadas do Parto Ativo Brasil, e pessoas novas irão se juntar a nós.

Vocês são um maravilhoso círculo de mulheres lindas e poderosas. Está nascendo uma nova era para as mulheres no Brasil, e me sinto muito honrada por ser parte disso!

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!