O medo do parto

17 de January , 2012

Para muitas pessoas em nossa cultura – inclusive profissionais do parto – parir significa sofrimento, dor, medo. Um evento onde tudo pode dar errado, por isso é necessário monitoramento e intervenções constantes. Assim, se previnem problemas, dores, demora…

Certamente o parto – assim como a vida em si – não é livre de riscos, mesmo quando todos os sinais são favoráveis. Não se tem a certeza do desfecho, assim como não se tem a certeza do desfecho de quase nada na vida. Entretanto, o processo fisiológico do parto foi muito bem feito, pois caso contrário, a humanidade não teria sobrevivido até aqui.

Mas o medo do parto está impregnado em nossa cultura, inclusive entre os profissionais. O medo e a ansiedade são contagiosos. A mãe capta estas sensações, que podem facilmente alterar sua produção hormonal, prejudicando o trabalho de parto. Como fica o atendimento prestado por um profissional que sente medo e ansiedade em permitir que o processo se desenrole? E ao contrário, como é o atendimento do profissional que confia no processo fisiológico do nascimento, e na mulher e bebê que atende?

Estas, e outras perguntas relacionadas deveriam ser formuladas por todos os que trabalham com o ciclo do nascimento. Como eu me sinto em relação ao parto? Sinto medo? Como foi o meu nascimento? Qual é a minha referência? O que julgo ser ‘normal’ num parto? Fico angustiada quando a mãe expressa sua dor? Se ela grita? Se chora?

O conhecimento técnico – indispensável – precisa caminhar junto com o conhecimento de si próprio. Precisam ser renovados a cada dia. O profissional, para crescer, precisa se questionar sempre.

Nos módulos de formação com Janet Balaskas de 2012, tais questões serão abordadas. Através da comunhão das sabedorias de uma pessoa, suas possibilidades se ampliam. Seu atendimento é mais holístico e seguro. A compreensão do que representa um nascimento se expande, e, assim, as condições para o parto ativo e livre se estabelecem mais e mais. Venha participar conosco!

Com carinho,
Talia Gevaerd de Souza
Diretora do Parto Ativo Brasil

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!