Parto Ativo no Brasil, por Janet Balaskas

27 de janeiro , 2014

 

Assim como nós, Janet está ansiosa pelo mês de Abril desse ano. Ela nos escreveu falando das suas expectativas para os cursos a serem ministrados em sua terceira temporada no Brasil.

“Estou muito feliz por visitar o Brasil pela terceira vez, e contribuir para disseminar o conhecimento sobre a fisiologia do parto normal e o significado de um ‘Parto Ativo’ – quando a mulher está empoderada  e confia em seus instintos naturais para dar à luz.  Isto significa que ela está no comando de  seu próprio corpo e de todas as suas decisões e escolhas sobre onde e como ela vai parir.

Para os profissionais, será uma oportunidade para entender o que as mulheres necessitam, e desenvolver as habilidades e o trabalho que facilitam as condições para que mais e mais mulheres possam dar à luz naturalmente, reduzindo a necessidade de intervenções e nascimentos por via cirúrgica.

O despertar da consciência do parto natural está crescendo no Brasil, assim como em muitas partes do mundo. O início da vida tem uma crítica relevância para o desenvolvimento de um futuro mais humano e ecológico – onde primeiramente honramos o que a natureza nos dá, e encontramos maneiras sustentáveis e não destrutivas para apoiar esta condição com a ciência moderna. A forma que as mulheres dão à luz é ponto central neste debate. Para a maioria das mulheres e suas famílias, o parto pode – e deve  – ser prazeroso, alegre, seguro e amoroso,  livre de medos e traumas.

Os eventos que participarei em abril serão uma exploração profunda do magnífico design da Mãe Natureza para o parto,  e como podemos honrá-lo, utilizando as intervenções médicas apenas quando verdadeiramente justificadas – e ainda assim, nos mantermos o mais próximo possível do plano da natureza. Estas são lições que precisamos aprender para preservar e proteger o planeta. Ao mesmo tempo, são lições sobre conservar e proteger nossa humanidade e nossa capacidade para a compaixão, cuidado e amor. Nossos bebês precisam nascer com a sensação de sua própria integridade e totalidade, e uma segurança inerente nestemundo, com forte imunidade e resistência para a sua saúde futura.

Isto é justamente o que a Mãe Natureza oferece para o início da vida.”

Tradução de Talia Gevaerd de Souza

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!