Você precisa conhecer o trabalho de Robin Lim!

19 de November , 2012

“A placenta, a raiz da sua origem, é um órgão miraculoso que compartilha e protege a sua vida. É a condutora que une você à sua mãe, e funciona como o painel de controle da nave-útero que sustenta você até que nasça. “ Robin Lim
“O clampeamento tardio do cordão umbilical (ou simplesmente não clampeá-lo de forma alguma) é o modo fisiológico de se tratar o cordão, e o clampeamento precoce é uma intervenção que precisa ser justificada. A ‘transfusão’ de sangue da placenta para o bebê – se o cordão é clampeado tardiamente – é fisiológica, e efeitos adversos desta transfusão são improváveis…
…mas, num parto normal, deve haver uma razão válida para interferir com o processo natural.”  Organização Mundial da Saúde
Ambas as citações foram retiradas do livro ‘Placenta – the Forgotten Chakra’ (Placenta – o chakra esquecido), de autoria de Robin Lim.

Na temporada 2012 de cursos e eventos com Janet Balaskas no Brasil, o tema da placenta e do cordão umbilical foi muito discutido. Novas evidências sobre a importância da transfusão de sangue que o bebê vive logo após seu nascimento (o cordão umbilical continua pulsando por alguns minutos após a saída do bebê, ou seja, o bebê está recebendo sangue placentário carregadíssimo de oxigênio e nutrientes, mesmo após seu nascimento) trazem a necessidade urgente de reflexões sobre a condução deste estágio do parto: a saída da placenta, e o corte e clampeamento (ou não) do cordão umbilical.

Robin Lim é uma das grandes vozes neste assunto. Parteira profissional certificada pelo North American Registry of Midwives (Registro Americano de Parteiras, nos Estados Unidos), e pelo Ikatan Bidan, da Indonésia, é fundadora e diretora executiva do Yayasan Bumi Sehat (Healthy Mother Earth Foundation), uma organização internacional sem fins lucrativos localizada na Indonésia. É mãe de 8 filhos, autora de vários livros e vencedora de prêmios internacionais, como o ‘Women of Peace Award’ em 2005, pela Women’s PeacePower Foundation; o ‘Asian American Volunteer Person of the Year Award’ em 2005, que recebeu junto com sua filha; o ‘Alexander Langer International Peace Award em 2006, e o ‘CNN Heroes’, em 2011. Sua clínica realiza, gratuitamente, mais de 17000 consultas por ano para adultos e crianças, e as parteiras que lá trabalham atendem em torno de 600 partos anuais.

Em seu fantástico livro sobre a placenta, Robin reúne resultados de pesquisas científicas que demonstram a riqueza do sangue que o bebê recebe imediatamente após o parto, e como a prática de não cortar/clampear o cordão protege a saúde atual e futura do bebê. Ela descreve partos que acontecem em sua clínica, onde as necessidades da mãe e bebê são respeitadas, e apresenta um novo olhar sobre a placenta. Por vezes, ela se refere à placenta como ‘anjo’ do bebê, e a trata como algo sagrado; com reverências, preces e comunicação.

Robin explica que a placenta permanece viva durante determinado tempo após o parto, e que manter a trindade bebê-cordão-placenta intacta traz saúde e muitos benefícios para o bebê, inclusive mais segurança para seu processo de iniciar a respiração por si mesmo. Ela tem percebido excelentes resultados em sua prática, já que atende gestantes que são, muitas vezes, bem desnutridas e pobres. Mas, com este e outros cuidados, consegue salvar a vida dos bebês, e permite que fiquem mais fortalecidos.

O livro detalha o Parto Lótus, quando o bebê nasce (por parto vaginal ou cesariana), e o cordão não é cortado em momento algum, caindo sozinho dentro de alguns dias.

“…Este é o modo mais paciente, espiritual, e especial. Permitir que o cordão se solte do bebê sem pressa, apenas com paciência e não-violência. Não é para todos, mas vale a pena o trabalho. As famílias precisam estar atentas e se movimentar de modo mais lento quando lidam com um bebê que tem intacto seu cordão umbilical e sua placenta. Aquele bebê que pôde permanecer com sua placenta durante algumas horas após o parto já conseguiu 99% ou mais dos benefícios do corte de cordão tardio. Mesmo assim, eu amo o Parto Lótus, e sinto que este é o melhor começo possível que podemos oferecer aos nossos bebês.”(Placenta-the Forgotten Chackra, pág. 78)

Robin explica que é direito da mulher e do bebê manter o cordão e a placenta intactos, e que o profissional deve pedir autorização da mãe para cortar o cordão umbilical de seu bebê.

Outro tema de seu livro são os usos da placenta: transformá-la em remédio personalizado para mãe e bebê, devido à alta concentração de nutrientes, por exemplo. Ingerir pedaços da placenta também é prática recomendada. A própria Robin Lim comeu as placentas de seus filhos, e há relatos de mães no livro, contando como se sentiram bem dispostas por comerem as placentas de seus bebês. Dentre os benefícios desta prática, descritos na página 124, estão:

  • redução de hemorragia pós parto
  • vantagens imunológicas
  • contribui para a amamentação
  • diminui as dores da mãe após o nascimento
  • redução de sintomas associados à depressão pós parto
  • favorece a vinculação mãe-bebê

Apesar de o livro ser absolutamente recheado de informações técnico-científicas importantes, talvez seu aspecto mais fundamental seja o respeito que Robin demonstra por este órgão tão essencial. Ela trata a placenta como sagrada, se comunica com ela e com o bebê, e consegue resultados incríveis. O texto é emocionante; uma majestosa homenagem a este ‘chakra esquecido’. É um chamado urgente para que a humanidade passe a cuidar melhor do nascimento, antes que seja muito tarde. A qualidade do nascimento afeta o bebê em todos os níveis possíveis. Por isso, é preciso retomar as raízes do nascer humano, permitindo espaço e condições para que o processo fisiológico possa acontecer. Os benefícios estão comprovados e documentados, através do trabalho de muitos profissionais do mundo todo, dos resultados das pesquisas científicas, e se traduzem nas recomendações da Organização Mundial da Saúde.

“A placenta é nossa segunda mãe. É a Mãe Natureza nos nutrindo com sua perfeição” – Marjan de Jong, uma mãe da Holanda (Placenta-the Forgotten Chakra, pág. 4)

Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Robin Lim, e comprar seus livros, através do site www.bumisehatbali.org

Talia Gevaerd de Souza
Diretora Parto Ativo Brasil

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!