Workshop de Parto Ativo e a dor do parto

17 de January , 2012

Workshop de Parto Ativo - Turma 2011

A dor é sempre um fantasma que ronda as gestantes na hora do parto. “Será que eu vou conseguir?” “Será que vai ser tão penoso ao ponto de estragar um momento tão especial?” “Eu quero passar por isso?” São muitas as dúvidas e inseguranças em torno deste tema.

Ao chegar ao Workshop de Parto Ativo com Janet Balaskas, a absoluta maioria das gestantes está ansiosa para entender como o Parto Ativo trabalha esta questão e como estar mais informada e mais fortalecida para lidar com a dor na hora que o trabalho de parto começar.

Janet nos brinda com sua tranqüilidade ao falar sobre o assunto, reapresentando o parto como um evento natural, fisiológico, simples e, se acontecer nas condições adequadas, infinitamente prazeroso para a mulher, seu parceiro e até mesmo para acompanhantes e outras pessoas envolvidas.

Logo no início da oficina, Janet explica detalhadamente a fisiologia do parto utilizando materiais interessantes, como a réplica de pélvis feminina e o bebê de pano, demonstrando o exato momento da descida do bebê pelo canal de parto até que o nascimento seja concluído. Para os casais, é uma rica oportunidade para visualizar com clareza como o parto de fato acontece. É um mergulho dentro dos nossos próprios corpos, onde podemos enxergar o nascimento, não mais como algo misterioso ou amedrontador, mas como um evento familiar para o corpo feminino e perfeito em toda a sua sequencia.

Janet é muito objetiva ao explicar aos casais os benefícios das posições verticais durante o trabalho de parto, que não apenas facilitam a descida do bebê, mas promovem enorme alívio nas dores das contrações (ou “ondas”, como Janet gosta de se referir). Ela pede aos casais que experimentem as posições verticais e às gestantes que se apóiem em seus parceiros, em pé ou de joelhos, liberando espaço dentro da pélvis e abrindo passagem para o bebê. Sem a pressão no cóccix, o conforto aumenta consideravelmente para mãe e bebê, conduzindo a um parto mais suave e saudável para ambos.

Outro ponto alto do workshop são os exercícios de respiração que levam, não apenas à maior oxigenação para a mulher em trabalho de parto e para o bebê que está na nascendo, mas também a um profundo estado de relaxamento, onde mãe e bebê se conectam e permitem que as “ondas” do parto fluam com maior naturalidade, reduzindo a dor e a ansiedade. Janet chama a atenção para a importância do parceiro neste tema, que tem a função de ajudar a parturiente a praticar e a aplicar a melhor respiração durante o parto e, estando ambos relaxados, respirando juntos e em sintonia, sentem-se acolhidos e motivados a continuar em frente nos momentos mais difíceis que possam ocorrer durante o trabalho de parto.

O grande saldo do Workshop de Parto Ativo para a maioria das gestantes presentes e seus parceiros é um injeção de confiança, segurança e consciência sobre o próprio corpo, tirando o foco do medo da dor e colocando à luz a grande expectativa por colocar em prática tantas vivências importantes na hora do nascimento.

Participar deste workshop é uma experiência fundamental e inesquecível para quem espera um bebê.
Promover e atuar no Workshop de Parto Ativo de Janet Balaskas é a certeza de fazer um trabalho de absoluta qualidade e comprometimento para o profissional que atua em prol do nascimento.

Por Monica Lopes Stange
Publicitária, Aromaterapeuta, mãe da Olivia e da Estela
Participante do Workshop para Casais com Janet Balaskas de 2011

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!