Yoga é vida! Yoga na gestação é plenitude.

27 de March , 2012

Quem pratica yoga conhece a sensação sublime de relaxamento e bem-estar no final da prática. As descobertas sobre o próprio corpo, o silêncio – e a agitação – no interior, a humildade de descobrir que o caminho está só começando, sempre que uma postura avança um pouco mais. A busca pela respiração harmoniosa, pela mente em quietude, numa longa viagem para dentro de si mesmo.

Na gestação, a prática de yoga cria um terreno propício para a mulher legitimar sua sabedoria corporal para o parto e seu instinto de mãe. Ela tem um momento só dela e de seu bebê, sintonizados. Na prática de cada postura, a mulher é protegida, contida, fortalecida.

Na situação da gravidez, o foco do trabalho não está em evolução através de asanas perfeitos. A própria situação de gravidez já é um processo evolucionário. A gestante acomoda sua experiência de gestar em seu corpo. Ela acomoda seu bebê e seus órgãos internos, conecta sua consciência com sua respiração, em favor da saúde de ambos e de um processo saudável de nascimento. Aqui, criam-se possibilidades, tranqüilidade, centralização.

Veja o que Janet Balaskas escreveu sobre yoga na gravidez em seu livro ‘The Water Birth Book’ (sem título em português. Tradução livre: ‘O livro do parto na água’)
Página 105
“Praticar yoga na gravidez é muito mais do que um método de preparação para o parto, ou uma série de exercícios e técnicas. O yoga se torna parte de sua consciência, e parte de sua vida. Yoga desperta a inteligência do seu corpo, e a coloca em contato com a sua intuição, ajuda você a aproveitar ao máximo o potencial transformador da sua gestação, ajuda a entrar em contato com você mesma, seus sentimentos e seu bebê mais profundamente. Após todos esses anos, minhas convicções sobre yoga ser a melhor maneira de se preparar para qualquer parto – inclusive um parto na água, claro – só cresceram.
(…)
Página 107
A prática do yoga na gestação conduz você para bem dentro de si mesma – exatamente para onde você precisa ir no trabalho de parto! O primeiro Yoga Sutra de Patanjali (uma compilação de aforismos filosóficos de antigos textos de yoga) diz:
‘Yoga é a habilidade de direcionar a mente exclusivamente na direção de um objeto, e sustentar o foco naquela direção sem distrações.’
Que melhor orientação poderia ser dada a uma mulher que está se aproximando do parto e da maternidade. Estas palavras têm enorme profundidade. Aplicadas ao trabalho de parto, elas significam a habilidade de estar relaxada e de se entregar, de se desligar do mundo exterior e deixar fluir – enquanto que, ao mesmo tempo, sua consciência se volta para bem dentro de si mesma. É assim que você vai encontrar o foco, a concentração e a quietude da mente para mergulhar no coração da experiência e se abrir para sua intensidade.”

A luz do yoga, que pode acender a luz feminina de cada mulher para seu parto e sua experiência de maternidade, pode se propagar por todo o país. Janet Balaskas e o Parto Ativo Brasil trabalham para inspirar profissionais brasileiros a aproveitar todos estes benefícios. Informações seguras, trabalho eficaz e profundo, e comprometimento com a excelência e com as necessidades do ciclo do nascimento são pilares essenciais no desenvolvimento deste trabalho.

Com carinho, agradecemos seu interesse sobre o tema apaixonante do nascimento e sobre nosso trabalho. Esperamos com alegria a chegada de Janet, e com ela, o privilégio de encontrar com o maior número de profissionais, mães e pais, pessoas atraídas pelo tema…
Nos vemos nos eventos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Talia Gevaerd de Souza
Diretora Parto Ativo Brasil

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!