MOVIMENTO PARTO ATIVO

O movimento pelo Parto Ativo cresce em todo o Brasil e agora conta com o apoio e incentivo direto de Janet Balaskas, criadora deste conceito mundialmente conhecido.

Nosso objetivo é fortalecer, com informação e preparo, o maior número possível de mulheres grávidas em todos os cantos deste nosso país, para que sejam capazes e se sintam merecedoras de uma experiência de parto digna, prazerosa e transformadora.

Acreditamos que a mudança no cenário obstétrico brasileiro ocorrerá de mulher para mulher. A mudança será percebida quando cada mulher disser não ao atendimento que vem recebendo no momento de seu parto. E ela conseguirá dizer não à medida que se sentir fortalecida para isso.

E sabemos que o caminho para isso é a formação de multiplicadores, profissionais que atuem em todas as regiões deste país de dimensões continentais e que possam aplicar em seu dia-a- dia os conceitos e técnicas criados por Janet Balaskas.

JANET BALASKAS

This image has an empty alt attribute; its file name is janet-1024x682.jpg

O conceito de ‘parto ativo’ é um marco na história do nascimento. Juntar estas duas palavras é, por si só, um trabalho de gênio… O dia em que Janet apresentou o conceito ‘parto ativo’, foi talvez o mais importante na história do nascimento na Europa, desde que o médico francês Mauriceau assumiu o controle do parto, deitando a parturiente.

Michel Odent
Extraído da introdução do livro ‘Parto Ativo’, de Janet Balaskas

Janet Balaskas é reconhecida mundialmente como pioneira do parto natural, e ativista internacional sobre parto. Entusiasta e dedicada professora e autora, já trabalhou em muitos países.

Sua voz vem influenciando mudanças nas práticas das maternidades no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo.

Atualmente, tem se dedicado a introduzir o conceito e prática do Parto Ativo no Brasil. Esta é uma parte de seu mais novo projeto, trabalhar em parceria com profissionais de muitos países para disseminar e aumentar a Sabedoria em Parto Ativo.

Janet Balaskas é autora de vários livros. Um dos mais importantes e revolucionários é seu livro ‘Parto Ativo’, publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1981, e no Brasil em 1989. A versão brasileira da obra foi traduzida pelo médico Adailton Meira, de São Paulo. O livro ‘Parto Ativo’ já foi traduzido para muitos idiomas, e vem trazendo alegria e satisfação com o parto natural para milhares de mulheres em todo o mundo.

Saiba mais sobre Janet Balaskas

PARTO ATIVO BRASIL

A Iniciativa Parto Ativo Brasil nasce em 2011 após a primeira vinda de Janet Balaskas ao país, quando então ela e Talia Gevaerd de Souza conhecem Inês Baylão. UM GRANDE ENCONTRO! Desta sintonia nasce o desejo de difundir pelo Brasil todo o formato de trabalho desenvolvido e aprimorado por Janet ao longo de mais de três décadas de dedicação ao processo de nascimento humano.

Então Janet volta ao Brasil em 2012, 2014 e 2015, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santos e, claro, Curitiba! Foram muitas palestras em universidades, workshops de yoga e para casais, e treinamentos para profissionais. 

Inês e Talia desenvolveram uma pélvis e um bebê de pano para que cada aluna dos cursos de Janet no Brasil pudesse desenvolver a habilidade de demonstrar os princípios do Parto Ativo em suas atuações profissionais. Atualmente há pélvis e bebês do Parto Ativo Brasil espalhados pelos quatro cantos de nosso país e, assim, as ideias de Balaskas se tornam realidade e vão gradualmente revolucionando a nossa forma de enxergar o processo de parto.

Em 2015 as grandes mentoras do Parto Ativo Brasil pedem uma pausa pois novos bebês chegam em suas vidas! Inês tem seu terceiro filho e Talia o segundo. Todo o trabalho fica um pouco adormecido e Janet segue brilhando em sua atuação internacional!

Cinco anos se passaram e agora, em 2020, Inês e Talia retomam o sonho de levar a criadora do Movimento pelo Parto Ativo para todos os lugares de nosso país. O anúncio do retorno de Janet ao Brasil é recebido com entusiasmo e como é gratificante sentir o efeito poderoso da presença desta incrível mulher em terras brasileiras!

Venha desfrutar conosco estes momentos especiais e fortaleça em você o desejo de revolucionar o cenário do nascimento humano e produzir um verdadeiro movimento pelo PARTO ATIVO.

PROFISSIONAL DE PARTO ATIVO

Profissionais de várias áreas de atenção ao ciclo gravidez-parto-pós parto podem utilizar o Parto Ativo em seu trabalho. Parteiras, obstetrizes, médicos obstetras e pediatras, enfermeiras e enfermeiras obstetras, fisioterapeutas, doulas, instrutoras de yoga para gestantes, psicólogas, educadoras perinatais.

O Parto Ativo significa respeito à mulher e ao seu protagonismo no processo de gestar-parir-maternar. É a compreensão do funcionamento fisiológico e hormonal do corpo da mulher, de suas necessidades e das necessidades do bebê. Através deste conhecimento, podemos criar condições que favoreçam os processos naturais da gestação, do nascimento e do período pós-parto, e dar espaço e liberdade para que a própria mulher possa entrar em contato com sua sabedoria feminina e suas necessidades. Assim, agregamos saúde e segurança para o nascimento, mesmo na eventualidade de intervenções ou situações especiais.

Quando os princípios do Parto Ativo são respeitados, as chances de surgirem intervenções e/ou complicações durante o parto diminuem consideravelmente, além de aumentar a satisfação da mulher com a experiência, e favorecer a saúde da mãe e do bebê. Mesmo assim, na eventualidade da necessidade real de alguma intervenção, inclusive da cirurgia cesariana, é possível aproveitar os conhecimentos e princípios do Parto Ativo, minimizando os efeitos colaterais e favorecendo a segurança e a saúde da díade mãe-bebê.

A mulher que busca um Parto Ativo quer ser a grande rainha da situação – e ela o é de direito. Esta mulher quer viver a experiência com intensidade, quer estar ativamente envolvida no processo de parto. Ela tem uma atitude responsável, e por isso busca informação e profissionais que respeitem seu corpo, seu bebê, sua família e seu parto. Tudo isso é de direito da mulher. Em nosso país, cada vez mais mulheres vem descobrindo que podem muito mais!

Portanto, é levando em consideração todos estes aspectos que um profissional que utiliza o Parto Ativo trabalha. A demanda por este modelo de assistência só cresce, e por isso o Parto Ativo Brasil, em conjunto com Janet Balaskas, se esforça para contribuir para que esta realidade seja cada vez mais acessível às mulheres brasileiras e suas famílias.

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!