Treinamento Profissional em Parto Ativo

“Levando o Parto Ativo adiante – educação e prática”

com Janet Balaskas e equipe, Curitiba – 2020

Este será um curso especial e único! Ele oferecerá a você habilidades práticas para ajudar a despertar os instintos do parir que todas as mulheres possuem. Trata-se, fundamentalmente,  de aprender a inspirar e empoderar as mulheres para confiarem em sua habilidade inata para dar à luz com seu corpo.

O Parto Ativo, movimento criado e iniciado por Janet Balaskas na década de 1980, se espalhou pelo mundo todo. Desde então, vem contribuindo para que milhares de mulheres pudessem ter experiências de dar à luz com mais saúde, segurança e respeito. Hoje, o Parto Ativo se fortalece e cresce, e este curso para profissionais é um dos pilares deste crescimento. É um treinamento intenso, profundo e focado nos conteúdos, que Janet vem ministrando em diferentes lugares do planeta!

“Apesar de tantas décadas de trabalho com o Parto Ativo, ainda precisamos que esta transformação continue a acontecer, pois o futuro da humanidade depende da forma como se vivencia o processo de parir/nascer. Assim, beneficiamos as gerações futuras, e temos como objetivo que nenhuma mulher vivencie o processo de dar à luz como um trauma.” – Janet Balaskas

O Parto Ativo é, portanto, uma filosofia que se reflete em uma prática, é uma atitude de cuidado. Venha fazer parte deste mundo fascinante!

Conteúdo do curso

O curso inclui uma visão geral e completa da fisiologia do processo de parto, e a oportunidade de aprender como ensinar este tema, em combinação com o Parto Ativo, para a mulher grávida e seu companheiro. A fisiologia do parto não muda. Porém, a cada ano surgem novas descobertas que são incorporadas ao conteúdo e este se atualiza. Ademais, nosso entendimento, e a forma de lidar com este tema é que avança. Nós mudamos nossa capacidade de compreensão!

Tudo o que você vai aprender poderá ser incluído no trabalho que você já realiza; seja na forma de consultas individuais, grupos de gestantes e casais, mini cursos ou qualquer outro formato que você trabalhe.

Você também aprenderá a como ministrar estes assuntos no formato do ‘Workshop de Parto Ativo’, desenvolvido e praticado por Janet Balaskas e que pode ser oferecido como um workshop de um dia, ou em sessões separadas para gestantes e casais. Ao longo de nosso treinamento você também terá a oportunidade de planejar o conteúdo do seu workshop de acordo com a sua realidade profissional. Haverá tempo para praticarmos e trocarmos com outros profissionais para que tenhamos uma base de trabalho incorporando os conhecimentos adquiridos a partir deste curso.

Profissionais como enfermeiras, enfermeiras obstetras, fisioterapeutas, médicos, doulas, psicólogas, terapeutas e todos que trabalhem com o ciclo gravidez/parto/puerpério terão neste curso uma excelente oportunidade de atualização.

Ao longo dos 5 dias , nosso foco será na fisiologia do parto natural e  em como ensiná-la. Em nosso conteúdo incluiremos também informações para a integração da sabedoria do parto ativo com o uso de intervenções. Chamamos esta abordagem de ‘A Mulher Sábia’ e para lidar com esta realidade, na qual a natureza precisa de ajuda, Janet trará Jill Benjoya Miller, membro de sua equipe em Londres, no Active Birth Centre.

‘A Mulher Sábia’

É importante que a mulher que planeja um parto natural também possa se adaptar bem a alguma mudança de planos. Apesar do foco do curso ser a fisiologia do processo de parto, teremos tempo para explorar situações em que  a mãe e/ou o bebê possam precisar de suporte médico. Você vai aprender como a mulher pode continuar a usar o Parto Ativo em conjunto com as intervenções, buscando minimizar eventuais efeitos negativos e possibilitando que o processo de dar à luz seja o mais saudável e satisfatório possível para ambos. Apesar de não ser necessário incluir esta abordagem quando se ministra o ‘Workshop de Parto Ativo’, certamente perguntas sobre estas situações serão feitas a você, ou você pode se deparar com esta realidade durante seus atendimentos na sala de parto! Portanto, esta é uma parte essencial e muito especial do curso. 

A mulher sábia para os médicos:

Se você é medico(a), este conteúdo visa oferecer um continuum de parto ativo e fisiologia com o uso de intervenções. A integridade emocional de uma mulher em trabalho de parto deve ser sempre protegida, pois está diretamente ligada à vinculação com o bebê e à sua satisfação com o processo de dar à luz, bem como com a assistência recebida.

Respeito, cura e ausência de traumas são possíveis com esta abordagem que favorecerá a toda equipe na necessidade de se lidar com as situações mais complexas.

Quem se beneficia com este curso. Público alvo:

Se você é educadora perinatal, doula, fisioterapeuta obstétrica, enfermeira(o) obstetra, obstetriz, médica(o) obstetra, psicóloga(o) perinatal, instrutora de yoga ou pilates para gestantes, ou aluna de alguma destas áreas; ou ainda, se de alguma outra forma você atua dentro do ciclo gravidez/parto/puerpério, este curso vai inspirar você e engrandecer suas habilidades. É uma parte fundamental de qualquer estilo de preparação para o parto, incluindo cursos oferecidos pelos hospitais, maternidades e planos de saúde.

O treinamento profissional em Parto Ativo ajudará você a preparar mulheres e casais para o parto, e aprofundará o seu entendimento sobre como facilitar o processo fisiológico do nascimento dentro sala de parto. Você aprenderá a criar condições para o comportamento instintivo aflorar, e a evitar as perturbações que podem afetar o ajuste fino da fisiologia.

Com este curso, você vai aprender a:

→ Responder à pergunta ‘o que é Parto Ativo?’, e a demonstrar os benefícios comparativos das posições verticais e dos movimentos.

→ Utilizar o modelo de pélvis e bebê para demonstrar como acontece a descida do bebê, a rotação e o parto, além das ações reflexas do útero.

→ Informar sobre a fisiologia hormonal, sexualidade e instintos de dar à luz.

→ Valorizar e apreciar o modo com que as mulheres se movimentam, respiram, vocalizam, e instintivamente encontram as melhores posições para o parto – desafiando erros corriqueiros.

→ Ajudar as mulheres a entenderem como trabalhar com a energia e o progresso do trabalho de parto de forma natural.

→ Debater sobre os benefícios de trabalhar com a intensidade das sensações.

→ Descrever as interações entre a mãe e o bebê durante o parto, e na primeira hora após o parto.

→ Ampliar a consciência acerca dos benefícios do microbioma do parto vaginal, do terceiro estágio sem perturbações, dos benefícios da transfusão placentária e dos reflexos inatos do bebê recém-nascido.

→ Trabalhar de forma dinâmica e confiante com grupos, utilizando linguagem positiva, trabalho prático corporal, visualizações e afirmações que geram confiança e uma atitude mental positiva.

→ Incluir o papel do parceiro ao longo de todo o processo.

→ Ajudar os pais a se sentirem confiantes para procurar informações que necessitam, tomar as melhores decisões e se posicionarem em benefício próprio.

→ Entender como incorporar os princípios do Parto Ativo nas intervenções obstétricas, quando necessário.

→ Desenvolver uma abordagem especial para o exame de toque, uma visão ampla sobre a indução, formas eficazes de anestesia peridural e cesariana positiva.

Profissionais ministrantes (conheça nossa equipe!):

Janet Balaskas – idealizadora e coordenadora deste treinamento

Janet é uma das referências mundiais sobre parto e preparação para o parto. Ela criou o conceito de ‘Parto Ativo’ na década de 1980, quando nem se cogitava a ideia de a mulher ter voz neste momento; parto em posição deitada era a regra, e muitas interferências da equipe profissional aconteciam rotineiramente. O Parto Ativo foi uma inovação e, nestas 4 décadas, vem contribuindo enormemente em várias frentes: preparando as mulheres com informação e prática para que tenham uma experiência mais saudável, segura, positiva e satisfatória; melhorando o modelo de assistência oferecido pelas instituições; treinando profissionais do parto de várias áreas; levando informação embasada em evidências científicas para todos os cantos de nosso planeta através de livros; replicando este conhecimento através dos profissionais treinados em Parto Ativo e das mulheres que vivenciaram um Parto Ativo.

Hoje, ‘Parto Ativo’ se transformou num termo genérico, reconhecido internacionalmente, e que acomoda todos os métodos eficazes de preparação para o parto e é intrínseco a todos os partos fisiológicos. ‘Parto Ativo’ é um chamado para que as mulheres assumam um papel ativo, e não passivo, em suas experiências de dar à luz. Isto tem um efeito transformador, não só para elas e seus bebês, mas também para as práticas de assistência. O Parto Ativo apoia e reforça as melhores práticas de assistência ao parto e de educação perinatal.

Janet também desenvolveu o yoga para gestantes, e fez uma mescla com o Parto Ativo. Trabalha no Active Birth Centre (Centro de Parto Ativo), em Londres, onde atende gestantes e casais grávidos e também oferece cursos para profissionais.

É autora de vários livros lançados em todo o mundo. Entre eles, estão: ‘Parto Ativo’, ‘Gravidez Natural’, ‘Natural Baby’, ‘The Waterbirth Book’, entre outros.

Nos últimos anos Janet tem se dedicado a viajar o mundo levando adiante a sua filosofia de trabalho que possui resultados tão expressivos na mudança de paradigmas à cerca do nascimento humano, já tendo realizado cursos e workshops em Israel, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, além de muitos países da Europa.

Jill Benjoya Miller – professora assistente

Jill é instrutora de yoga e parto ativo pré e pós natal treinada por Janet Balaskas na década de 1990, educadora perinatal, doula e professora de parto ativo para profissionais do parto.

Durante 12 anos, Jill trabalhou com Parto Ativo no Hospital Saint John & Saint Elizabeth, em Londres, junto a uma engajada equipe de assistência ao parto, onde firmou um modelo de assistência que serviu de referência para várias outras instituições que hoje atuam no Reino Unido.

Jill faz parte da equipe de Janet Balaskas em Londres, trabalhando com casais grávidos e também ministrando cursos e treinamentos em parto ativo para obstetrizes, instrutores de yoga e outros profissionais da área. Além deste trabalho, também atua com a equipe do ‘YogaBirth’, e com as organizações ‘Birth Companions’ e ‘Happy Baby Community’ – que atendem mulheres em situação de risco, como refugiadas e prisioneiras.

Talia Gevaerd de Souza – professora assistente

Talia é psicóloga perinatal, instrutora de yoga e parto ativo pré e pós natal, educadora perinatal, doula e placenteira. Sua jornada no mundo da maternidade começou em 1995, no segundo ano da faculdade de psicologia na UFSC, quando iniciou sua trajetória como doula e direcionou seus estudos para a psicologia da gravidez, parto e puerpério.

É co-criadora e instrutora do curso de formação de doulas do Grupo Doula Curitiba nas 4 primeiras edições do curso, entre 2013 e 2018.

Talia estudou e trabalhou com Janet Balaskas em Londres entre 2000 e 2004. Desde então, ministra aulas de yoga e parto ativo para gestantes e mulheres no período pós-parto, workshops de parto ativo, e também coordena a ‘Iniciativa Parto Ativo Brasil’ – que possibilita as temporadas de cursos com Janet Balaskas no Brasil, e visa disseminar o Parto Ativo em solo nacional. Talia fez toda a tradução das atualizações da nova edição (2015) do livro ‘Parto Ativo’, além dos comentários sobre a realidade brasileira que foram incluídos  e revisão de todo o conteúdo.

Atualmente, Talia mora em Auckland, Nova Zelândia.

Inês Baylão de Morais Monson – professora assistente

Inês é mãe de três filhos e foi através da maternidade que sua experiência na assistência ao parto teve início. Educadora perinatal, doula e professora de yoga para gestantes, Inês esteve à frente dos eventos de Janet Balaskas no Brasil desde sua primeira vinda em 2011. É idealizadora e também coordenadora da ‘Iniciativa Parto Ativo Brasil’, sendo a mente e os braços dos bastidores de todos os cursos, treinamentos, workshops e palestras realizados com Janet em nosso país.

Em Curitiba, foi uma das fundadoras do Grupo Doula Curitiba sendo idealizadora da Roda de Conversa realizada mensalmente pelo grupo bem como do primeiro curso de formação de doulas em 2013.

Possui formação em exterogestação pelo Instituto Bebê Canguru onde também realiza sua formação em psicanálise lacaniana para o século XXI. Praticante de mindfulness e estudiosa da espiritualidade humana, dedica-se atualmente à reestruturação das atividades da Iniciativa Parto Ativo Brasil, bem como às suas aulas de yoga para gestantes e workshops de preparação para o parto.

Data: 14 a 18 de novembro de 2020

ATENÇÃO: o curso é oferecido em modo de imersão. Ao se inscrever, o participante fica ciente que deverá estar presente e disponível para este treinamento das 14h do dia 14/11/2020 até as 16h do dia 18/11/2020*.

*A entrega do certificado será feita somente no encerramento do curso.

Local: Recanto Lins de Vasconcellos – São Caetano, Balsa Nova – PR, 83650-000, Região Metropolitana de Curitiba/PR.

ATENÇÃO: o local fica na Região Metropolitana de Curitiba, distante aproximadamente 2 horas do Aeroporto Internacional Afonso Pena e 1 hora e 30 minutos da Rodoferroviária de Curitiba. Os horários de vôos e ônibus, tanto da chegada quanto da partida, deverão contemplar este tempo de deslocamento. O evento irá oferecer algumas opções de traslado, cobrado à parte, em horários previamente definidos e que serão divulgados mais próximo da realização do evento.

Observação importante: O Treinamento Profissional em Parto Ativo é um curso no formato de imersão, sendo necessária a completa entrega dos participantes nestes cinco dias e não havendo a possibilidade de não se hospedar no local do curso.

Investimento: os valores de inscrição diferem devido ao tipo de acomodação escolhida, apartamento individual, duplo ou triplo.

O valor do investimento inclui todo o treinamento oferecido por Janet Balaskas  e sua equipe, com tradução consecutiva de Talia Gevaerd de Souza; 01 pélvis feminina, 01 bebê de pano com placenta e cordão umbilical, 01 banner horizontal com informações sobre o parto (parte do conteúdo a ser ministrado no Workshop de Parto Ativo); 05 diárias em apartamento no Recanto Lins de Vasconcellos conforme acomodação escolhida e todas as refeições, desde o almoço do dia 14/11/2020 até o almoço do dia 18/11/2020; certificado de participação emitido pelo Active Birth Centre e Iniciativa Parto Ativo Brasil (condicionado a 100% de presença no curso).

SUPER PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO!!!!!! 

Preparamos um desconto MUITO ESPECIAL para você que já estava há um tempão esperando por o treinamento com Janet Balaskas!

Para as inscrições feitas com pagamento à vista via depósito bancário até o dia 15/02/2020 ou até os 10 primeiros inscritos, o desconto no valor do TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PARTO ATIVO será de 15% e você ainda receberá um livro PARTO ATIVO edição ampliada e revisada autografado pela Janet!

Confira os valores abaixo, entre em contato com nossa organizadora e NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!!!!!

INSCRIÇÃO COM ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL – de R$ 6.800,00 por R$ 5.430,00*

INSCRIÇÃO COM ACOMODAÇÃO DUPLA – de R$ 6.380,00 por R$ 5.130,00*

INSCRIÇÃO COM ACOMODAÇÃO TRIPLA – de R$ 5.999,00 por R$ 4.820,00*

*Promoção válida para pagamento via depósito em conta corrente na Caixa Econômica Federal em nome de Inês Baylão de Morais Monson (ines@partoativobrasil.com.br / 41.99533.2552)

INSCRIÇÃO

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!