Parto Ativo – A História e a Filosofia de uma Revolução – Palestra Gratuita com Janet Balaskas

31 de January , 2014

“Quando a mulher pode se entregar para seu processo de parto, podemos estar seguros de que seu corpo criará as condições perfeitas para que ela relaxe profundamente e desligue seu cérebro racional. Se a mulher está calma e sem medo, ela se solta, e seu útero faz todo o trabalho.”

Janet Balaskas – pioneira do parto natural

Nesta palestra, Janet Balaskas contará a história de como tudo começou. O Movimento pelo Parto Ativo nasceu através das mulheres, em Londres-Reino Unido, na virada da década de 1970 para 1980. Estudos, passeatas, conferências sobre o conhecimento acerca do processo fisiológico do nascimento e da apropriação da mulher sobre seu próprio corpo, seu parto e seu bebê foram ganhando força ao longo das décadas.

O Parto Ativo surgiu em oposição às práticas obstétricas desnecessárias e invasivas, que retiravam da mulher seu poder sobre o próprio processo de parir, seu corpo e seu bebê. Assim, inúmeras ações foram acontecendo e se espalhando pelo mundo, conquistando respaldo pelo seu embasamento científico e por seus excelentes resultados em termos de segurança, saúde e eficiência no parto; além, é claro, da satisfação da mulher em dar à luz de forma ativa.

Janet Balaskas irá demonstrar os fundamentos científicos do Parto Ativo, e como vários profissionais e instituições de saúde acabaram por perceber suas vantagens e adotar seus princípios em várias partes do mundo.

Ela explicará como acontece o processo de parto fisiológico dentro da proposta do Parto Ativo, desde a gestação até a saída da placenta e o início da amamentação. Falará sobre as respostas fisiológicas e sua repercussão na mulher e na vinculação com o bebê.

Janet Balaskas é uma das grandes referências mundiais sobre gravidez, parto e pós-parto. Sua carreira de mais de 30 anos já conta com vários livros publicados e traduzidos em diferentes idiomas (‘Parto Ativo’, ‘Gravidez Natural’, ‘Preparing for Birth with Yoga’, ‘The Waterbirth Book’, ‘Natural Baby’, ‘The Encyclopedia of Pregnancy and Birth’). Ela criou a preparação para o parto com yoga e o uso do yoga para gestantes e mulheres no período pós-parto. Vem treinando profissionais da área, tanto no uso de yoga e parto ativo para gestantes e mães, quanto na preparação dos profissionais para aplicar o parto ativo e ensiná-lo a casais grávidos. Janet é mãe de 4 filhos, todos nascidos por parto ativo. Seu último filho nasceu quando ela tinha 42 anos de idade. Ele pesava 5 kilos, e nasceu em casa com muita saúde.

Debatedoras convidadas:

Dra. Daphne Rattner, presidente da Rehuna – Rede Nacional pela Huminização do Parto e Nascimento; Dra. Esther Vilela, coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher e do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

Informações:

Data: 10/04/2014

Horário: 18h30

Local:   Auditório Instituto de Química, Campus universitário Darcy Ribeiro, Unb, Asa Norte, Brasília/DF.

O evento é gratuito!

Realização: Instituto Parto Ativo Brasil

Apoio: Rehuna, Faculdade de Ciência da Saúde Unb, Ministério da Saúde e Rede Cegonha.

 

Voltar para a listagem de posts

Newsletter!

Fique por dentro de curiosidades e novidades do Parto Ativo Brasil!

Cadastrar!